SEO – COMO COLOCAR SEU SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE?

SEO – COMO COLOCAR SEU SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE?

O SEO é a sigla do inglês, Search Engine Optimization (Otimização do Mecanismo de Busca). 

É basicamente uma estratégia de marketing digital para fazer com que seu site esteja nas primeiras páginas dos maiores sites de pesquisas. Tais como: o Google, o Bing, o Yahoo, entre outras.

Quando não existia o Google como ferramenta de busca na internet, as pesquisas eram feitas por ordem alfabética.

Da mesma forma como os diretórios ficam no nosso computador ou tablet atualmente.

Com a chegada do Google, os algoritmos é que definem a relevância e a importância da página e o quanto é visitada.

A relevância da página é um segredo que o Google guarda a sete chaves. Assim como os outros sites de busca, como o Yahoo e o Bing.

Somente entendemos alguma coisa através de pesquisas e observações, o que permitiu que algumas técnicas fossem desenvolvidas.

Essas técnicas ficaram conhecidas como técnicas de SEO. Uma maneira de transformar o site num potencial para ser mostrado pelas ferramentas de busca.

 
 
 

Conhecendo Mais as Técnicas de SEO!

conhecendo mais as técnicas de SEO

Você que tem um site e quer que ele receba visitas, ou seja com tráfego orgânico? Então o seu site precisa ter uma boa colocação nos sites de busca. 

Pois, dificilmente uma pessoa procurará a solução de seus problemas em páginas distantes da sua pesquisa.

Por isso, saber se colocar em uma posição de destaque nos mais diversos mecanismos de busca é o que pode determinar o sucesso do seu site.

Além de escrever com coerência e sobre assuntos relevantes, é fundamental procurar saber usar todos os recursos dos motores de busca ao seu favor.

Apesar, da mudança constante dos chamados “algoritmos”, critérios que determinam a posição nas páginas de buscas, existem determinadas estratégias que potencializam a sua chance de se posicionar de uma maneira favorável.

A repetição das palavras-chave é uma delas, sendo o principal recurso desse sistema quando se trata de conteúdo. Mas, não exagere demais.

Procure sempre usá-la de uma forma natural. Caso contrário, o seu site poderá ser punido.

Coloque elementos que mexam com a persona que você atende. 

Seja no aspecto emocional, psicológico, motivacional… não importa a maneira que se dará a atração.

O importante é que motive o internauta a acompanhar seu trabalho na internet!

Com o SEO, o seu espaço na web pode aparecer na primeira página dos maiores sites de buscas. Dentre eles e o mais popular, o Google.

Isso aumenta em muito o número de acesso ao seu site e consequentemente, um aumento considerável nas suas vendas e na sua popularização.

Assim, você ganha vantagens em relação a concorrência, sem falar que o investimento no SEO apresenta um bom retorno a médio e longo prazo.

 
 
 

Entendendo as Técnicas de SEO!

entendendo as técnicas de SEO

Para entender melhor as técnicas de SEO, devemos dividi-las em duas partes principais:

 

1 – Planejamento de Palavras-Chave

Inserir a palavra-chave no texto que está sendo postado de uma forma repetida, faz com que o mecanismo de busca encontre essas palavras para responder ao usuário.

Ou seja, o Google apresentando sua página como relevante para a pesquisa.

Além da palavra-chave, é preciso também oferecer uma URL objetiva e clara. Utilizar de forma correta as tags HTML e apresentar textos que sejam relevantes para a pesquisa.

Veja bem que o planejamento de palavras-chave é essencial para que o SEO comece da forma correta.

Muitas pessoas que utilizam a internet não conseguem sucesso ao tentar ranquear seus sites simplesmente porque não dão a importância necessária exigida.

Com um planejamento correto de palavras-chave, bem feito e dentro das regras exigidas pelo Google.

Certamente, você terá percorrido metade do caminho para conseguir sucesso com a aplicação de técnicas de SEO.

Portanto, é preciso ter muita atenção ao escolher essas palavras.

Um erro muito comum, e que muitos cometem, é pensar que utilizando apenas as palavras-chave mais buscadas pelos internautas estará encontrando a solução mágica para atrair mais visitantes para o seu site.

Isto é, estará conseguindo ranquear sua página nos primeiros lugares da pesquisa.

É verdade que, quando você posiciona palavras-chave com muito acesso, certamente você terá aumentado o número de visitas do seu site.

Mas, não é apenas conseguindo mais visitas que você terá os resultados que procura.

Entenda, é melhor ter mil visitas de pessoas que estão realmente interessadas em comprar do que ter um milhão de visitantes que estão apenas olhando.

É como numa vitrine: você procura gente para uma loja que entre escolha os produtos e saia dali satisfeito.

Não vai interessar ter um monte de gente somente olhando a vitrine e depois procurando outro estabelecimento.

 

2 – Links Externos

Nesta parte das técnicas de SEO, e a mais importante, trata-se da quantidade de links de sites do mesmo estilo que levam para o nosso site ou blog.

Essa quantidade de links é que vai informar ao sistema de busca que nosso conteúdo é mais relevante do que o de outro site com menor número de links.

O SEO ainda tem um lado que é pouco utilizado por aqueles que trabalham com sites e blogs.

Aqui vamos encontrar algumas práticas conhecidas como Black Hat Seo, onde são aplicadas técnicas que pretendem burlar os mecanismos de busca.

Alguns utilizadores das técnicas de Black Hat Seo chegam até mesmo a incluir textos invisíveis ou exibem conteúdos diferentes para os mecanismos de busca.

Porém, nesses casos, quando os próprios algoritmos do Google percebem que não existe uma certa lisura, eles podem bloquear o site.

Isto é, eliminando-os de sua relação e reduzindo a sua importância na internet, podendo até mesmo excluir a página dos resultados apresentados para o usuário.

Utilizar as técnicas de Black Hat Seo é ilegal? É algum ato ilícito? É crime?

Sinceramente, eu acredito que não.

Já que não tem nada de ilegal em comprar domínios expirados com DA alto para colocar backlinks para um outro site.

Porém, se o site em questão for o seu, você estará apenas violando as regras do Google e correndo o risco de ser penalizado.

Com certeza, as técnicas de Black Hat Seo é a forma mais fácil e rápido de gerar backlinks e se posicionar melhor no Google. Podendo assim, conseguir um tráfego orgânico e massivo.

É imoral ou antiético utilizar esta técnica? 

Bom, polêmicas à parte, o importante é você estar ciente das regras impostas pelo Google e quais são as consequências para aqueles que burlam estas regras.

 
 
 

Desenvolver as Próprias Técnicas de SEO ou Terceirizar?

desenvolver as técnicas de SEO ou terceirizar

As técnicas de SEO podem ser aplicadas por você mesmo, dentro do seu nicho de mercado.

Ou seja, estabelecendo estratégias para divulgar o seu negócio, gerando informações que otimizem o seu site para os mecanismos de busca.

Para desenvolver suas próprias técnicas, você precisa fazer conteúdos originais direcionados para a sua área de mercado.

Além disso utilize as palavras-chave dentro do nicho em que está trabalhando, tornando-se um aliado dos mecanismos de busca.

É importante, no entanto, saber que você nunca irá dominar totalmente o mecanismo de busca. Precisa saber o que vai colocar para ser encontrado pelo sistema.

Quando você aprende a usar as palavras-chave bem inseridas no conteúdo, você ajuda o mecanismo de busca a ser encontrado e oferecido para o usuário como um site relevante.

Pode escolher tanto em aplicar as suas próprias técnicas ou terceirizar o serviço. Isso vai depender daquilo que você pretende para o seu negócio.

Existem profissionais especializados que podem fazer isso para você, mas também pode fazer por si mesmo.

No caso de você mesmo aplicar as técnicas, você vai precisar manter o foco na divulgação do empreendimento que está sendo desenvolvido.

Você, melhor do que ninguém, conhece seus pontos fortes e pontos fracos, sabe quem são seus concorrentes e qual é público-alvo definido.

Dessa forma, você consegue estabelecer quais as melhores opções de aplicação das técnicas de SEO.

No caso de terceirizar o serviço de implementação de técnicas de SEO, o profissional contratado precisa ter todos esses conhecimentos.

Isto é, precisa de um excelente parceiro, uma pessoa que conheça sua empresa e seu nicho de mercado da mesma forma que você conhece.

Vai precisar confiar no trabalho da pessoa contratada para que a aplicação das técnicas de SEO apresentem resultados tão bons quanto aqueles que você aplica.

 
 
 

As Técnicas de SEO e Seu Objetivo!

as técnicas de SEO e seu objetivo

Para usar as técnicas de SEO é preciso saber também que os mecanismos de busca estão sempre evoluindo.

Estão sempre procurando levar aos usuários as melhores e mais consolidadas fontes de informação.

Ao aplicar as técnicas conhecidas e divulgadas, tanto on-page quanto off-page, você vai conseguir se posicionar nos mecanismos de busca.

Ou seja, vai garantir que seu site seja apresentado como relevante para os usuários.

Para conseguir bons resultados, portanto, é preciso sempre pesquisar, sempre buscar novos conhecimentos.

É preciso sempre estar por dentro de como os algoritmos trazem os resultados, isto é, é preciso ficar antenado com todos os novos conceitos.

 
 
 

Como Fazer SEO Para o Seu Site?  

como fazer SEO para o seu site

Como dissemos anteriormente, o SEO pode ajudar seu site a crescer e a encontrar clientes em potencial. 

Mas para isso, é preciso ser feito de uma forma eficiente para que traga resultados. 

O SEO se desenvolve em duas partes: SEO On-page e o SEO Off-page. Vamos ver, com detalhes, cada uma delas:

 

1 – SEO On-Page

  • Títulos H1 

Os buscadores procuram pelos títulos. Por isso, pense em títulos persuasivos que utilizem as suas palavras-chave e que tenham um bom potencial de procura.

Você pode ajustar seus artigos de forma melhor ao colocar as tags de cabeçalhos nos textos, as chamadas “headers”.

Além de harmonizaram melhor o conteúdo deixando com mais organização a leitura do assunto, também ajudam aos crawlers detectarem os temas a que seu post se refere.

Há uma consideração de importância decrescente da tag título h1 até a h6.

  • Bullet Points 

Quando você coloca listas ou numerações, promove uma sensação de maior facilidade na leitura do conteúdo que está se lendo.

A forma como o leitor compreende o seu artigo torna seu blog melhor visto e mais confiável pelos visitantes.

Além disso, as colocações dessas listas fazem parte também da Otimização SEO.

  • Links Internos

Outra estratégia que funciona muito bem para conseguir uma melhor posição nos mecanismos de busca é o uso de links internos. 

Ligue as suas páginas que falam sobre um mesmo assunto, através de links endereçando a outras páginas.

É uma medida importante a colocação de links de outros artigos em meio ao seu texto.

Quanto mais você cria essa linkagem interna, mais fácil será para os crawlers detectarem os seus outros conteúdos, fazendo assim uma melhor indexação dos mesmos.

  • Imagens Tags Alts  

Você pensa que as imagens do seu artigo não geram uma importância para as técnicas de SEO?

Se você achava isso, estava completamente enganado. Pois, as imagens que compõem o seu artigo também são muito importantes.

Você deve colocar as tags “alt” usando as principais keywords do seu texto.

Assim, essas imagens também serão ranqueadas nas pesquisas de imagens do Google.

Juntamente com os títulos, elas podem fazer sua página aparecer no topo dos mecanismos de busca.

  • Imagens Otimizadas em Peso

As imagens além de terem as tags “Alt”, também precisam de uma abertura rápida no seu blog.

O tempo que demora para elas carregarem, conta e muito na hora em que os crawlers do Google vão gerar um posicionamento melhor entre os blogs da sua concorrência e o seu blog.

  • Meta-Description  

Essa é a descrição da sua página, é um breve resumo que será exibido nos snippets das pesquisas do Google.

Você tem que produzir uma boa mensagem na meta-description

É nesse pequeno trecho que o seu visitante poderá ou não se interessar em clicar no seu artigo.

Por isso, é necessário você estudar como escrever de forma persuasiva.

  • Keywords ou Palavras-Chave  

As palavras-chave devem ser bem trabalhadas no seu texto de forma que possa beneficiar as técnicas de SEO.

Bem como, possam também agradar aos leitores que estiverem lendo o seu artigo. 

Você pode colocar um destaque nas palavras-chave com negritosublinhado ou itálico.

E você deve também sempre as repetir nos títulos e subtítulos do seu conteúdo.

 

2 – SEO Off-Page

  • Redes Sociais 

Toda vez que você criar um novo artigo, promova o link do artigo, com uma boa descrição, tanto no seu Facebook como no Google+, Twitter e nas outras redes sociais.

Isso vai ajudar a atrair tráfego para seu novo conteúdo.

  • Guest Posts ou Post Convidado

Você pode ajudar seu site a ser melhor ranqueado se você criar artigos para blogs de parceiros que seguem o seu mesmo nicho de mercado.

Ou seja, que estejam relacionados com o tema do seu blog.

Quando você cria um conteúdo e se for publicado fora do seu domínio, você ganha pontos positivos com o Google.

Link Juice será derramado para o seu blog, de acordo com o Page Rank de onde você está postando.

 
 
 

SEO, Como Fidelizar Seus Clientes? 

SEO, como fidelizar seus clientes

O SEO ajuda o seu site a ser encontrado. Mas, as pessoas só continuarão a visitar seu site se eles gostarem do seu conteúdo

Por isso, vou lhe mostrar como você pode estar trabalhando na fidelização dos seus visitantes. 

 

1 – Conteúdo de qualidade

A concorrência pela atenção dos internautas é muito grande na web. Com tantas páginas na rede, você precisa prender o leitor no seu espaço.

Mas como fazer isso? Através do conteúdo de qualidade.

Produza artigos que sejam exclusivos, atrativos e diversificados. Busque por vídeos, imagens e frases. Tudo para fisgar e manter o visitante no site.

 

2 – Faça enquetes com perguntas

Ouça os seus visitantes!

Faça enquetes com perguntas sobre o que eles mais gostam de ver no site ou o que eles gostariam que você trouxesse de novidades.

As pessoas gostam de saber que a opinião delas é importante.

 

3 – Faça promoções no seu site

Promova promoções no seu site. Isso ajuda a atrair mais visitantes e fidelizar aqueles que você já tem.

Monte kits promocionais, faça sorteios ou ofereça algum produto exclusivo grátis (como um minicurso ou um e-book).

 

4 – Ouça os feedbacks dos seus clientes

Além das enquetes, crie novos meios de receber feedback dos seus clientes.

Agradeça sempre pelos elogios e ouça as críticas buscando sempre melhorar.

 

5 – Divulgue massivamente o seu site

Um bom trabalho de SEO ajuda o seu site a ser encontrado por outras pessoas. Mas, você também pode atrair mais visitantes através da publicidade.

Por isso; divulgue o seu site nas redes sociais, em grupos relacionados ao tema, nos fóruns e em sites que realizam debates.

 
 
 

Finalizando Sobre … SEO!

finalizando sobre SEO

O SEO é uma ferramenta indispensável para fazer o seu site crescer. 

Utilizando-a de uma forma correta, o seu espaço na web pode estar na primeira página dos principais sites de buscas, inclusive o do Google!

Mas, só isso não garante o sucesso do seu negócio online

Trabalhe no layout do seu produto, invista pesado no conteúdo da sua página, nas palavras-chave que tenham identificação com a sua marca, … não deixe nada de lado!

 

Compartilhe!

Bom, agora que chegamos ao final da matéria, gostaria de fazer uma pergunta: De alguma forma, o artigo sobre SEO foi útil para você?

Se sim, então fique à vontade para compartilhar nas redes sociais com seus parentes e amigos: Facebook, Google+, Twitter, entre outras redes.

É só clicar nos botões de compartilhamento que se encontram no começo e final da página.

Ou então, deixe um comentário com a sua opinião, críticas, sugestões e possíveis dúvidas. Para nós é muito importante!

Um grande abraço e muito sucesso nos seus negócios!   😆 😆  😆 

 

Referências:

http://www.agenciamestre.com/seo/tecnicas-seo/

http://5seleto.com.br/tecnicas-de-seo-entenda-como-colocar-a-teoria-em-pratica/

http://www.seomarketing.com.br/seo-o-que-e.php

 

Ficou interessado em criar um site para ter uma renda pela internet? Então, conheça esse incrível curso que vai te ensinar passo a passo como montar e iniciar o seu negócio online altamente rentável.

banner-formulanegocioonline-812x100
 
 

Opa! Junte-se a Nós e Faça Parte da Nossa Lista VIP  de Mais de 2.386 Pessoas Para Receber Todas as Atualizações do Nosso Site.

Respeitamos a sua privacidade. Nunca enviaremos SPAM.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!