BLOG PROFISSIONAL – DICAS INCRÍVEIS PARA SE TORNAR UM PROBLOGGER!

BLOG PROFISSIONAL – DICAS INCRÍVEIS PARA SE TORNAR UM PROBLOGGER!

Você tem ideia do que seja um Blog Profissional? Se não, pesquise no Google. 

Em uma rápida pesquisa você verá vários artigos do tipo: “10 passos para tornar seu blog profissional”, “como criar um blog profissional”, “curso de blog profissional”, entre muitos outros.

A melhor definição de um blog profissional é dizer que é um blog utilizado para fazer algum trabalho remunerado.

O proprietário de um blog profissional não é um simples blogueiro, trata-se de um problogger. Ou seja, ele usa o blog como profissão e ganhar dinheiro.

Há casos de vários profissionais utilizarem um blog para que seu trabalho seja mais reconhecido. Isto é, vinculando a sua atividade profissional com o blog.

Neste caso, podemos também considerar como sendo um blog profissional. E encontramos nessa situação muitos profissionais, como advogados, jornalistas, médicos, professores, etc.

A expressão blog profissional pode também ser aplicada aos blogs que atendem os requisitos de qualidade e excelência, que são atualmente bastante relevantes na internet.

Esses blogs são aqueles que, em razão de seu sucesso entre os internautas, tornaram-se referência na internet. E aqui vamos ainda para outra definição, que é o metablogger.

Uma boa parte dos blogs profissionais que são considerados como padrões de excelência na internet é administrada por blogueiros em tempo integral.

São pessoas que começaram com um simples blog e, em razão do sucesso alcançando, passaram a se dedicar exclusivamente à sua publicação, tornando-se referência no que chamamos de blogosfera, o mundo dos blogs.

Se você quer ser um blogueiro profissional, vai precisar de muita dedicação e muito empenho.

Neste artigo vamos falar sobre blog profissional, mas vamos deixar bem claro que não temos uma fórmula mágica para quem quer viver de blog.

A nossa intenção é colaborar para que você tenha o melhor blog e que consiga viver exclusivamente dele.

 

Download Gratuito

Então, que tal baixar um incrível e-Book grátis para aprender a trabalhar e ganhar dinheiro com o Fantástico Marketing de Afiliados?

ebook-marketing-de-afiliados-700x310

 
 
 

O Que é Exatamente um Blog Profissional?

Como dissemos anteriormente, blog profissional é aquele blog usado como uma forma de trabalho.

O dono de um blog profissional ou Problogger não utiliza o blog como passa tempo ou divertimento.

Sendo assim, ele tem um blog profissional porque blogar é a sua profissão, independente do tema tratado no blog.

Definição que mais se aproxima da palavra profissional: aquele que exerce uma atividade por profissão ou ofício.

o que é um blog profissional

Como você sabe, o blogger é uma pessoa que bloga, isto é, aquele que administra um blog. Aqui no Brasil, chamamos de blogueiro.

No caso, o problogger é um blogueiro especial que ganha dinheiro com os blogs que administra e com a renda vinda praticamente da internet.

É um profissional que não precisa sair de casa todos os dias, não precisa cumprir horários e que pode trabalhar de qualquer lugar que quiser. Desde que tenha uma conexão com a internet.

Mas, é preciso entender que é uma profissão que exige muita disciplina.  Ou seja, precisa se dedicar ao seu trabalho sem distrações, sem ficar o tempo todo navegando, vendo televisão ou batendo papo inútil pelo WhatsApp.

Ao mesmo tempo em que está meio distante das pessoas, sem contatos pessoais, está próximo de milhares de outras que navegam pela internet, conectado nas principais redes sociais.

Para exercer essa atividade de forma profissional, o problogger precisa ter um computador potente e conexão 24 horas por dia, sem interrupção.

Além disso, precisa de raciocínio rápido para lembrar dos links que vai inserir em cada artigo postado.

O problogger usa o seu blog como escritório de trabalho. Além do mais, é preciso ter uma certa afinidade com pesquisas, leitura e escrita.

 
 
 

Blog Profissional, Cada Vez Mais Presente na Internet!

blog profissional, cada vez mais presente na internet

Praticamente o Brasil todo está conectado com a internet. Atualmente, é impossível pensar em qualquer cidade sem estar ligada à rede que envolve o mundo.

A cada minuto, são dadas novas notícias e milhões de assuntos são tratados nos milhões de blogs existentes. Nos Estados Unidos, o mercado de blogs está muito mais avançado do que entre nós.

Ainda hoje, pessoas que trabalham pela internet é vista como uma pessoa que não está nem aí com a situação. Que se trata de uma pessoa desinteressada e que fica o tempo todo navegando na internet em coisas fúteis.

Contudo, o blogueiro profissional já é uma profissão. E vem ganhando bastante espaço entre os usuários da internet que estão antenados com essa nova tendência.

Manter um blog em qualquer área de atividade é a melhor forma de se promover e de trabalhar como freelancer.

A maior parte dos anunciantes é formada por empresas relacionadas com a internet e os anúncios são cada vez mais direcionados para assuntos determinados.

Assim, tornar-se um blogueiro profissional é acompanhar a tendência natural da evolução. É encontrar uma profissão rentável, que tem futuro e que pode trazer muito lucro.

Para o problogger, é preciso que tenha tempo disponível para atualizar com regularidade os blogs que administra. Postar dois ou três artigos semanais e promovê-los nas redes sociais, em fóruns e em outros blogs.

O blogueiro profissional deve ter como principal objetivo gerar lucros, transformando os blogs que administra em empresas rentáveis.

Ou seja, desenvolvenr artigos que sejam relevantes e que possam atrair a atenção dos usuários, permitindo que haja rentabilidade suficiente para viver de sua atividade.

 
 
 

Blog Profissional, Diferenças Entre Blogueiro e Problogger!

blog profissional, diferenças entre blogueiro e problogger

Um blogueiro e um problogger são termos relacionados a atividades completamente diferentes.

Embora ambos estejam voltados para a publicação de posts e também estejam interessados em fazer com que seus blogs sejam acessados pelo maior número possível de usuários.

O blogueiro é aquele que faz suas postagens por prazer, embora não dispense as possíveis rendas que seu blog possa trazer.

Para isso, utiliza os meios disponíveis na internet e participa de programas de afiliados, como o Google AdSense, por exemplo.

No caso do problogger, o trabalho é essencialmente profissional, fornecendo artigos para blogs de empresa e os administrando através de contratos.

Ele recebe pelo seu trabalho e consegue também rendimentos através das ferramentas disponibilizadas na internet.

O trabalho do problogger é desenvolver projetos que tragam retorno, fornecendo-lhe a renda necessária para sobreviver.

Um blogueiro torna-se um problogger quando num determinado momento, verifica que a sua renda extra superou a renda mensal, podendo se dedicar única e exclusivamente aos seus projetos.

 
 
 

Blog Profissional, Como se Tornar um Problogger?

blog profissional, como se tornar um problogger

O caminho para um blogueiro se transformar num problogger ou blogueiro profissional não é tão simples.

Para quem deseja se profissionalizar, o caminho é um tanto longo, sendo necessário muita dedicação e muito empenho de sua parte.

Todos que se tornaram probloggers passaram por diversos obstáculos, tiveram projetos sem nenhum retorno e encontraram sua atividade profissional depois de muita luta.

O importante é não desistir, até encontrar o nicho que forneça a renda suficiente para viver de blog sem precisar de outra renda.

Uma das coisas necessárias para se tornar um problogger é tratar os blogs com a seriedade necessária, trabalhando como se o blog fosse uma empresa.

Ter um blog para mexer com ele só nas horas vagas não vai trazer o resultado esperado. O que é preciso é arregaçar as mangas e dedicar-se ao blog.

É preciso publicar sempre novos conteúdos, inserir novos vídeos, analisar o que pode ser melhorado e fazer as mudanças necessárias no layout. Sempre pensando no rendimento que eles possam oferecer.

Além disso, o problogger precisa estar se atualizando todos os dias, estudando novas tendências e analisando outros blogs concorrentes.

O problogger também precisa fazer investimentos, se quiser retorno financeiro para o seu blog. Da mesma forma que nunca empresa, num blog não é diferente.

Havendo necessidade, o problogger precisa contratar redatores para produzir novos conteúdos, web designers para melhorar a aparência dos seus blogs e programadores para tornar os blogs mais acessíveis.

A aplicação de plug-ins e de themes também é uma forma de investimento e isso precisa ser feito.

O importante é fazer bons investimentos, que ofereçam retorno financeiro e que tragam uma boa renda para poder viver de blog.

 
 
 

Como Montar Um Blog Profissional?

como montar um blog profissional

Para conseguir criar um blog profissional de sucesso, você precisa de dicas que te ajudem a montar a sua página da web. Confira, a seguir essas dicas:

 

1 – Assunto ou Nicho de Mercado

Para ganhar dinheiro com seu blog, é preciso que você seja profissional.

Comece sempre definindo ou escolhendo o assunto. Ou seja, o nicho de mercado que será tratado pelo seu blog.

Não adianta falar sobre todos os assuntos em um mesmo blog.

 

2 – Trabalhe Apenas Com Um só Nicho 

É muito difícil que você encontre pessoas que possam ter todos os interesses em comum que o seu blog profissional trata e os acompanhe regularmente.

É sempre melhor ter um blog que trata apenas de um só nicho. Ou seja, só sobre esporte ou só sobre culinária, por exemplo.

Nesse caso, é muito mais fácil encontrar pessoas interessadas no seu conteúdo. Por isso, foque sempre em trabalhar apenas em um nicho de mercado.

Assim, você vai conseguir conquistar os seus leitores e futuramente será reconhecido por eles como um especialista ou autoridade naquele determinado nicho.

Caso queira trabalhar com mais nichos de mercado, crie outros blogs. Para cada nicho diferente, um blog diferente.

 

3 – Transmita Uma Imagem Profissional

Se você quer ganhar dinheiro usando a internet, é preciso que você transmita uma imagem profissional.

Quando as pessoas veem um link como o do Blogspot, automaticamente passam a pensar que aquele autor possui o blog apenas como um passatempo ou como um simples divertimento. 

O que é muito ruim, principalmente quando se quer manter um blog com intuito de vender ou promover produtos.

 

4 – Gerenciador de Conteúdo (CMS)

Outro fator que é extremamente importante para o sucesso do seu blog profissional é a plataforma digital em que ele está.

Existem várias plataformas gratuitas, porém existem aqueles que não passam uma imagem profissional, a principal razão é por causa da sua URL. É algo como:

  • nomedoblog.blogspot.com
  • Compare o link acima com este
  • nomedoblog.com
  • Qual destes dois links transmite maior credibilidade?
  • Certamente você escolheu a segunda opção.

A seguir entrarei com mais detalhes sobre uma plataforma digital que muitos empreendedores de sucesso estão utilizando.

 
 
 

A Melhor Plataforma Para Um Blog Profissional! 

a melhor plataforma digital para um blog profissional

Há várias plataformas digitais no mercado. Mas, a plataforma digital que a maioria dos empreendedores profissionais tem utilizado é o WordPress.

Além de ter uma interface mais bonita que as outras plataformas, é simples de mexer, muito prática e fácil de aprender.

Baixe o WordPress gratuitamente pelo site: http://www.WordPress.org

É uma das melhores plataformas para a criação de um Blog Profissional. Ele tem uma quantidade muito grande de vantagens quando comparado a outras plataformas. Veja a seguir:

 

1 – Fácil de Usar

Claro que existem algumas configurações que são complicadas. 

Porém, para ações do dia a dia como: escrever posts, colocar imagens, criar páginas, criar categorias, responder comentários, entre outras funções, qualquer iniciante conseguirá trabalhar. 

Ele é muito simples de usar, mesmo para aqueles que não tenha nenhum conhecimento sobre HTML e programação.

 

2 – Integração com SEO

O SEO (do inglês, Search Engine Optimization) Otimização do Mecanismo de Pesquisa, é uma estratégia que permite garantir uma maior visibilidade nos mecanismos de buscas do Google.

O WordPress é uma plataforma que se adapta muito bem ao uso do SEO.

 

3 – Variedade de plugins

Os plugins são tipos de programas ou extensões que adicionam várias ferramentas e funcionalidades ao seu blog. 

Como, por exemplo: melhora nas buscas do Google, aumenta a segurança do site, gerencia os comentários, entre outras funcionalidades.

Quase todos estes plugins são gratuitos e muitos fáceis de usar e instalar. Existe uma grande infinidade de plug-ins do WordPress na internet. 

Vou citar alguns plugins para quem quer garantir uma maior visibilidade para o seu blog:

  • Askimet – evita comentários de SPAM e já vem instalado no WordPress

 

4 – Templates Gratuitos

Um template ou layout é o modelo visual para o seu site, é a forma como os usuários vão ver o seu site. 

O WordPress oferece ao usuário milhares de temas gratuitos para escolher. Sendo assim, é quase impossível que você não ache um que goste.

Mas para aqueles que querem investir um pouco mais, há também os temas pagos que são bem mais elaborados, tem melhores funcionalidades e dá um aspecto mais profissional ao blog.

 
 
 

Finalizando Sobre … Blog Profissional!

finalizando sobre blog profissional

Como você viu, montar um blog profissional e tornar-se um problogger é fácil, mas não é tão simples assim.

Vamos dizer que é a mesma coisa que procurar ser um cantor ou um ator profissional, vivendo exclusivamente da arte.

Ser um problogger é relativamente fácil, como é fácil ser um cantor ou um ator, mas encontrar o caminho do sucesso é bem diferente.

O blog profissional depende muito menos do fator sorte ou talento e muito mais das horas investidas em trabalho para chegar ao topo.

Essa é uma vantagem para quem está procurando viver exclusivamente de blog.

Você pode começar um blog como hobby, um passatempo e ir evoluindo com o tempo.

Mas, veja bem, é preciso ter paixão pelo tema escolhido e isso deve se refletir em todo o conteúdo produzido para o seu blog, em todos os artigos que escrever.

Do contrário, sua evolução será muito mais lenta, já que você vai escrever sobre algo pelo que não está apaixonado e as pessoas percebem isso.

Você está pensando em ser um blogueiro profissional? Então, procure seguir todas estas dicas e orientações. Com certeza, você terá um blog profissional de sucesso!

O artigo sobre Blog Profissional foi útil para você, então compartilhe nas redes sociais: Facebook, Google+, Twitter, entre outras redes.

Você pode também deixar um comentário com a sua opinião, críticas, sugestões e possíveis dúvidas. Para nós é muito importante!

 

Referências:

http://www.dicasblogger.com.br/2012/06/o-que-e-um-blog-profissional.html

http://dicasdinheiro.com/como-ser-blogger-profissional/

 

Ficou interessado em construir um blog profissional e ter uma renda pela internet? Então, conheça esse incrível curso que vai te ensinar passo a passo como montar e iniciar o seu negócio online altamente rentável.

banner-formulanegocioonline-812x100
 
 

Opa! Junte-se a Nós e Faça Parte da Nossa Lista VIP  de Mais de 2.386 Pessoas Para Receber Todas as Atualizações do Nosso Site.

Respeitamos a sua privacidade. Nunca enviaremos SPAM.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários